O Google anunciou hoje o Android 14 Developer Preview. O lançamento de fevereiro era esperado e correspondia ao cronograma do ano passado.
Este é o oitavo ano em que o Google está fornecendo uma visão antecipada do Android antes do lançamento estável do terceiro trimestre. Pelo quarto ano consecutivo, a prévia está em andamento em fevereiro para dar aos desenvolvedores mais tempo para oferecer feedback e atualizar aplicativos.
A partir do DP1 (developer preview 1), existem cinco pilares de sustentação, começando com “Trabalhando entre dispositivos com tamanhos e formas diferentes”. O Google diz que “o Android 14 se baseia no trabalho feito no Android 12L e 13 para oferecer suporte a tablets e fatores de forma dobráveis”.
Em termos de trabalho entre dispositivos, o Google aponta para o Cross device SDK, que potencializará a comutação de áudio entre dispositivos anunciada no início deste ano.
Na frente da personalização, os usuários finais “poderão aumentar sua fonte para 200%”, o que representa um aumento de 130% nos dispositivos Pixel atualmente. Para atenuar os problemas em que o texto fica muito grande, a partir do Android 14, uma curva de dimensionamento de fonte não linear é aplicada automaticamente. Isso garante que o texto que já é grande o suficiente não aumente na mesma proporção que o texto menor.
Linha do tempo do Android 14
No lançamento, as imagens do sistema Android 14 Developer Preview estão disponíveis para o Pixel 4a 5G, Pixel 5, Pixel 5a, Pixel 6, Pixel 6 Pro, Pixel 6a, Pixel 7 e Pixel 7 Pro, bem como o Android Emulator.
Enquanto alguns modelos de smartphones e tablets ainda não receberam o Android 13, tem até aqueles que não receberam o Android 12, o Google já está liberando a versão para desenvolvedores do Android 14!