A Tesla está sendo forçada pela NHTSA a atualizar 362.758 veículos equipados com sua tecnologia Full Self Driving. Falhas no sistema de assistência ao motorista colocam em risco a segurança dos passageiros e demais usuários da via.
A Tesla, fabricante de carros elétricos que há vários anos procura posicionar-se como líder na condução autônoma, depara-se mais uma vez com a falta de maturidade da sua tecnologia.
A National Highway Traffic Safety Administration ou simplesmente NHTSA anunciou na quinta-feira, 17 de fevereiro de 2023, o recall de 362.758 veículos. Trata-se dos modelos S, X, Y e 3 equipados ou destinados a serem equipados com a versão beta do software Full Self-Driving (FSD), considerado perigoso.
A NHTSA explica que falhas no FSD podem fazer com que o veículo “exceda os limites de velocidade ou cruze cruzamentos de forma ilegal ou imprevisível, aumentando o risco de um acidente”.
Vale a pena notar que, ao contrário do que o nome sugere, o FSD não é um verdadeiro sistema de direção autônoma, mas um sistema avançado de assistência ao motorista, como encontrado em outros veículos de última geração.
O software será atualizado
De acordo com o regulador, um veículo com o FSD ativado pode seguir em frente após entrar em uma faixa de conversão, cruzar um cruzamento com placas de pare sem parar completamente ou cruzar um cruzamento com luzes laranjas sem diminuir a velocidade.
Também pode “não reagir com rapidez suficiente a mudanças nos limites de velocidade” ou “não intervir quando um motorista excede a velocidade máxima autorizada”.
Para remover esses riscos, a Tesla garantiu que fará uma atualização gratuita OTA (via rede celular) do software em questão para os clientes. Não há necessidade de levar o carro a uma concessionária.
41 acidentes envolvendo veículos Tesla com funções de direção automatizada
Já houveram relatos de diversos problemas com os veículos da Tesla. É sabido inclusive que ainda existem diversas investigações em aberto a respeito de acidentes com os veículos elétricos de Elon Musk.
De acordo com dados obtidos da NHTSA, a agência está investigando pelo menos 41 acidentes envolvendo veículos Tesla com recursos de direção automatizada, 14 dos quais resultaram em mortes.
Resta saber até quando esse tipo de problema continuará ocorrendo. Talvez seja melhor manter o diferencial nas baterias elétricas e deixar todo o resto como um carro de luxo convencional, com o básico para o controle de velocidade e piloto automático e esquecer essa história de “carro que dirige sozinho”.
E você, o que acha disso?