Elon Musk, co-fundador da OpenAI, criadora do ChatGPT, recentemente entrou em contato com pesquisadores de IA nas últimas semanas sobre o desenvolvimento de uma alternativa ao ChatGPT, o chatbot de alto nível feito pela OpenAI.
O bilionário empresário de tecnologia abordou Igor Babuschkin, um pesquisador de IA que trabalhou anteriormente no DeepMind AI da Alphabet, sobre a formação de um laboratório de pesquisa.
Musk que cofundou a OpenAI em 2015 com Sam Altman, presidente da aceleradora de startups “Y Combinator”, para acompanhar o desenvolvimento da IA e atuou como presidente até 2018, quando deixou o cargo, em meio a preocupações sobre um conflito de interesses. Musk cortou relações com a OpenAI.
As informações que vieram através do site “The Information” surge no momento em que a corrida para expandir o uso da inteligência artificial avança em alta velocidade e outros players começam a também falar sobre o desenvolvimento de sua própria versão do ChatGPT.
O ChatGPT da OpenAI e concorrentes como o Bard do Google têm o potencial de transformar significativamente nossas vidas on-line, gerando respostas a e-mails, resumindo relatórios e respondendo às nossas perguntas em um tom de conversa e criativo.
Musk e Babuschkin discutiram a formação de uma equipe para realizar pesquisas de IA, mas o projeto ainda está nos estágios iniciais e não há planos materiais para desenvolver produtos específicos. Babuschkin também disse ao site “The Information” que não se juntou oficialmente ao projeto.
Parece que o sucesso da OpenAI após a saída de Musk deixou o bilionário jogando tweets ao vento, falando sobre grande preocupação a respeito da tecnologia ser utilizada por pessoas sem escrúpulos e por aí vai.
O que é certo é que depois dos Trend Topics do Twitter apontarem para a queda do ChatGPT essa semana, certamente Elon Musk teve a mesma percepção que qualquer mero mortal pode ter a respeito de seu uso. É impressionante o número de pessoas que utilizam o sistema/serviço e isso em algum momento chegará sim num ponto onde quem não estiver familiarizado com os métodos de extrair informações do ChatGPT irá ficar para trás.