Você usa Google Maps? Aplicativo está recebendo novos recursos de IA

Em evento dedicado à inteligência artificial para buscas transmitido hoje de Paris, o Google destacou diversos aprimoramentos assistidos por IA chegando ao Maps e como ele está mergulhando mais no lado imersivo da orientação visual para navegação.

O primeiro é o Immersive View for Maps, que foi apresentado pela primeira vez no Google I/O do ano passado e detalhado em outro evento em setembro. O Immersive View é essencialmente uma combinação de imagens do Street View e Realidade Aumentada para apresentar uma visão aérea fotorrealista da área ao seu redor.

O Google anunciou hoje que o Immersive View in Maps está disponível para Londres, Los Angeles, Nova York, São Francisco e Tóquio. A próxima fase de expansão cobrirá Amsterdã, Dublin, Florença e Veneza nos próximos meses.

No coração do Immersive View está uma tecnologia chamada campos de radiância neural (NeRF), que o Google diz que depende da IA ​​para converter imagens 2D em representações 3D imersivas.

A empresa diz que o NeRF pode “recriar com precisão todo o contexto de um lugar, incluindo sua iluminação, a textura dos materiais e o que está no fundo”.

Ao explorar um local usando o Immersive View, os usuários também obtêm acesso a um controle deslizante de tempo que permite dar uma espiada na mesma área em diferentes horas do dia.

As informações meteorológicas também serão ajustadas de acordo com a escala de tempo dos usuários. Além de gerar cenas 3D aéreas, o Immersive View permite que os usuários dêem uma olhada em locais por dentro, como a vista dentro de uma cafeteria em 3D antes de entrarem nela.

Quando o recurso chegará ao Brasil é incerto, sabemos que por conta do tamanho do nosso país, captar essas informações por aqui leva mais tempo, porém grandes centros urbanos deverão receber o recurso antes de cidades menores. Mas podemos visitar a Europa e basicamente ver tudo como se estivéssemos lá.