Blue Origin desenvolve sistema para implantar energia solar ‘ilimitada’ na lua

A Blue Origin, empresa aeroespacial fundada pelo bilionário da Amazon, Jeff Bezos, até agora se concentrou em seu foguete suborbital New Shepard. No entanto, tem planos maiores, incluindo uma estação espacial comercial e um sistema de fabricação de painéis solares recém-inaugurado chamado Blue Alchemist.

A empresa afirma que sua tecnologia pode produzir painéis solares de forma barata e segura usando apenas o material encontrado no solo rochoso da lua, trazendo eletricidade essencialmente ilimitada para nosso satélite.

Desde 2021, a Blue Origin afirma que fabrica painéis solares usando regolito lunar simulado e demonstrou todas as etapas do processo. Tudo começa com o regolito simulado, que a Blue Origin fabrica para ser quimicamente e mineralogicamente idêntico ao que existe na lua.

O Blue Alchemist usa um processo sem contato para derreter o regolito, atingindo temperaturas superiores a 2.900 graus Fahrenheit (1.600 graus Celsius). Com as matérias-primas fundidas, o reator usa um processo chamado eletrólise do regolito fundido para separar ferro, silício e alumínio.

A produção de painéis solares de alta qualidade requer silício não adulterado, e a Blue Origin diz que seu processo atinge mais de 99,999% de pureza. Os métodos de purificação de silício padrão na Terra requerem produtos químicos tóxicos e instáveis, mas tudo o que o Alquimista Azul precisa é de energia da luz solar.

A Blue Alchemist faz tudo o que você precisa para implantar novos painéis solares, incluindo vidro de cobertura que protege os painéis de condições lunares adversas e fios de transmissão.

Os engenheiros da empresa acreditam que os painéis Blue Alchemist terão uma vida útil de cerca de 10 anos. Mesmo que não durem tanto, você pode fazer mais deles – a Blue Origin diz que essa tecnologia pode “escalar indefinidamente”.

A Blue Origin diz que sua tecnologia de fabricação de painéis solares está alinhada com os objetivos da NASA de uma presença humana de longo prazo na lua. Portanto, fabricar as coisas de que você precisa com materiais no destino pode economizar tempo e dinheiro substanciais. O tempo dirá se o Blue Alchemist se tornará parte dos objetivos Lua-a-Marte da NASA.