Um dos tipos mais fortes de explosões solares ocorreu essa semana

O sol emitiu uma explosão solar no último sábado, de acordo com o Centro de Previsão do Clima Espacial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. A erupção, que veio de uma parte do sol denominada região ativa 3217, foi designada erupção X1.1, um dos tipos mais fortes de erupções que o sol pode produzir.

Mais erupções da região podem estar chegando, prevê o Centro de Previsão do Clima Espacial à medida que se move ao longo do sol.

Você deve estar se perguntando, o que é uma explosão solar de classe X?
Explosões solares – explosões gigantes no sol que a NASA diz que enviam energia, luz e partículas por todo o nosso sistema solar – têm um sistema de classificação designado para determinar sua força. A explosão que ocorreu foi a mais forte.

Classe X: o mais forte
classe M
classe C
classe B
Classe A: o menor

Cada classe de letra representa um aumento de 10 vezes na produção de energia, diz a NASA, então uma classe X é 10 vezes mais forte que a classe M e 100 vezes mais forte que uma classe C e assim por diante.

Esse tipo de explosão que ocorreu no sol no último fim de semana, pode causar apagões de rádio na Terra entre outras coisas relacionadas ao campo magnético de nosso planeta.