Elon Musk quer realmente o melhor para todos?

Depois que seu tweet do Super Bowl teve números menores do que o do presidente Biden, o CEO do Twitter ordenou mudanças no algoritmo.

Então, esta história é baseada em entrevistas com pessoas familiarizadas com os eventos envolvidos e apoiada por documentos obtidos pelo site Platformer. Segundo informações a madrugada de segunda-feira foi agitada dentro do Twitter.

Em um primeiro momento, a ordem foi para que fosse verificado algum tipo de problema na distribuição dos tweets, mas quando o pessoal da engenharia de software começou a acessar seus computadores, percebeu que a natureza da emergência era outra: o tweet de Elon Musk sobre o Super Bowl teve menos envolvimento do que o do presidente Joe Biden.

O tweet de Biden, no qual ele dizia que estaria apoiando a esposa na torcida pelo Philadelphia Eagles, gerou quase 29 milhões de impressões, Musk, que também twittou seu apoio aos Eagles, gerou pouco mais de 9,1 milhões de impressões, antes de deletar o tweet em aparente frustração.

Por mais absurdas que sejam as ações de Musk, elas destacam uma tensão familiar a quase todos que já usaram uma rede social: por que algumas postagens são mais populares do que outras? Por que estou vendo esta coisa e não aquela?

Engenheiros de serviços como TikTok e Instagram podem oferecer respostas parciais e de alto nível para essas perguntas. Mas os algoritmos de classificação fazem previsões com base em centenas ou milhares de sinais e fornecem postagens para milhões de usuários, tornando quase impossível para qualquer um dizer com algum grau de precisão quem vê o quê.

Como o usuário mais proeminente do Twitter, com quase 129 milhões de seguidores, suas postagens geralmente recebem 10 milhões ou mais de impressões, conforme contabilizado pelo Twitter. (Existem boas razões para duvidar da precisão dessas contagens, mas dados melhores não estão prontamente disponíveis.)

Mas as contagens de pontos de vista de Musk ainda flutuam amplamente. O tweet de alimentação com mamadeira obteve 118,4 milhões de impressões; seu próximo, uma observação de piada postada anteriormente no Reddit e satiricamente atribuída a Abraham Lincoln, teve 49,9 milhões. Alguns de seus tweets do início deste mês tiveram menos de 8 milhões.

A razão mais óbvia para essa discrepância é que as pessoas acham que alguns tweets são melhores que outros. Mas não precisa funcionar assim: você também pode alterar os algoritmos de classificação para que eles mostrem suas postagens, não importa o que aconteça.

Com medo de perder seus empregos, este é o sistema que os engenheiros do Twitter estão construindo agora.

“Ele comprou a empresa, fez questão de mostrar o que acreditava estar quebrado e manipulado na gestão anterior, depois se vira e manipula a plataforma para forçar o engajamento de todos os usuários a ouvir apenas a voz dele”, disse um atual funcionário. Acho que já passamos do ponto de acreditar que ele realmente quer o melhor para todos.”

Sabe aquela história de ser o centro das atenções!? Parece que Elon Musk já está beirando a necessidade de intervenção médica!