A Meta está de olho em copiar um novo aplicativo de mensagens: o Telegram. Mark Zuckerberg mostrou recentemente os “canais de transmissão”, um novo recurso do Instagram que traz mensagens unidirecionais para o aplicativo, lembrando aqui, recurso esse que ele também planeja trazer para o Facebook e o Messenger também.
Os canais de transmissão permitem que os criadores transmitam atualizações para as caixas de entrada de seus seguidores, assim como os canais do Telegram. Quem entra nos canais pode reagir às mensagens e votar nas enquetes, mas não pode participar diretamente da conversa.
Por exemplo, Mark Zuckerberg compartilhou em seu “Canal Meta” que usaria o espaço para “compartilhar notícias e atualizações sobre todos os produtos e tecnologias que estamos construindo na Meta”. Além das atualizações de texto, os criadores também podem compartilhar clipes de áudio, fotos e outros conteúdos.
Por enquanto, parece que apenas Zuckerberg e cerca de uma dúzia de outros criadores têm acesso ao recurso. O grupo inicial inclui a snowboarder Chloe Kim, a lutadora de Jiu-Jitsu Mackenzie Dern e o contador de memes Tank Sinatra.
A empresa diz que outros interessados em usar o recurso podem se inscrever para ter acesso antecipado ao recurso.
Embora a Meta descreva os canais como um “teste”, a empresa parece estar investindo bastante no recurso. Recursos adicionais, incluindo a capacidade de adicionar outro criador ao bate-papo, já estão em andamento. A Meta também planeja começar a testar os canais no Facebook e no Messenger “nos próximos meses”.
Atualização… Disponíveis no Whatsapp mas nada ainda no Instagram
O recurso já pode ser utilizado hoje no WhatsApp mas é uma confusão só, a interface do aplicativo não foi alterada mantendo todas as conversas misturadas, é melhor manter pelo menos aqui os papos privados e os grupos. Imaginando isso no Instagram, onde a interface nem está preparada para isso.