A Nvidia acaba de ultrapassar um marco inimaginável

A Nvidia é agora a segunda empresa mais valiosa dos EUA, ficando atrás apenas da Microsoft por cerca de US$140 bilhões. A empresa ultrapassou a marca dos 3 trilhões de dólares pela primeira vez, ultrapassando a Amazon, a Alphabet (Google) e, o mais revelador, a Apple.

Nesse mesmo período, no ano passado, a Nvidia havia ultrapassado a marca de US$1 trilhão pela primeira vez. Pouco mais de 12 meses depois, a Nvidia triplicou de valor e está a caminho de ultrapassar a Microsoft como a empresa mais valiosa dos EUA.

Essa marca vem logo após uma apresentação de duas horas durante a Computex, onde a Nvidia efetivamente deu uma volta vitoriosa. Apesar de não ter feito grandes anúncios, ela reservou para falar sobre o Projeto G-Assist e suas novas diretrizes de formato pequeno para comunicados à imprensa.

Além disso o CEO da Nvidia, Jensen Huang, passou o tempo falando sobre IA generativa, como a Nvidia potencializa essa IA generativa e por que uma sala cheia dos executivos mais poderosos da indústria de tecnologia deveria continuar comprando os produtos da Nvidia.

Apenas dois anos atrás, a Nvidia não estava nem na mesma conversa a respeito de empresas mais valiosas dos EUA como Apple, Amazon e Microsoft.

Sua ascensão ocorreu com o ChatGPT, que desencadeou um frenesi em toda a indústria de tecnologia há menos de dois anos. O hardware da Nvidia está no centro do modelo GPT e, desde então, tornou-se o padrão ouro para hardware de IA generativo em data centers em todo o mundo.

Os seus principais concorrentes, a AMD (valor de mercado de 268 bilhões de dólares) e a Intel (valor de mercado de 131 bilhões de dólares), passaram os últimos 18 meses tentando ganhar o mercado.

Embora a Nvidia seja agora a segunda empresa mais valiosa dos EUA, ainda há uma guerra sendo travada pela IA generativa. A Apple realizará sua Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC) anual nesta segunda-feira, onde esperamos ver uma série de novos recursos generativos de IA para produtos Apple.