O Google postou um vídeo no Twitter demonstrando o Bard, seu modelo de linguagem para aplicativos de diálogo, que aplica aprendizado de máquina a chatbots e permite que eles participem de conversas de “fluxo livre”.
No anúncio, Bard é questionado: “Que novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb posso contar ao meu filho de 9 anos?”
O Bard rapidamente entregou duas respostas corretas. Mas sua resposta final foi imprecisa. Bard escreveu que o telescópio tirou as primeiras fotos de um planeta fora do nosso sistema solar. Porém, as primeiras fotos desses “exoplanetas” foram tiradas pelo Very Large Telescope do European Southern Observatory, de acordo com registros da NASA.
O Google divulgou a nova tecnologia em um evento em Paris na quarta-feira, onde anunciou planos para lançar resultados de pesquisa e mapas com inteligência artificial.
Somente esse fato, fez com que as ações da empresa caíssem quase 8%. Pessoal nervoso também, nem para dar um tempo para o Bard pensar fazendo a mesma pergunta de outros jeito.
Esse novo recurso gera respostas de texto longas para perguntas complexas, semelhantes ao ChatGPT. Porém o Google lançará o recurso quando estiver confiante na qualidade das respostas, parece que não é o momento agora.
Outros recursos incluem pesquisas de vídeo e imagens, bem como mapas tridimensionais do Google que criarão passeios virtuais pelo interior dos edifícios com base em imagens bidimensionais
Agora vamos pensar comigo. Enfim, de onde vem as informações que ambas as inteligências têm acesso? Quem verifica a veracidade do conteúdo disponibilizado para a IA? Tudo em um primeiro momento parece mágico, mas usar esse tipo de IA para pesquisar assuntos que não temos ideia, parece não ser muito prudente por enquanto.
O Bard parece ganhar em uma coisa, ninguém falou a respeito da limitação de sua base de dados. Isso leva a crer que a IA do Google tem acesso à informações atuais, enquanto o ChatGPT tem uma base consolidada de informações até meados de 2021, também não se sabe quando tal período se estenderá para dados mais recentes.