Parece que os crescentes custos com o Metaverso forçaram a Meta a considerar novos tipos de receita, Zuckerberg anunciou dias atrás que a empresa está lançando um teste de um programa de verificação pago, muito parecido com o “selinho” pago do Twitter. Essa era uma moda que definitivamente não deveria pegar!
No anúncio, Zuckerberg disse:
“Para ajudar criadores promissores a aumentar sua presença e construir uma comunidade mais rapidamente, começaremos a testar uma nova oferta chamada Meta Verified, um pacote de assinatura no Instagram e Facebook… Os testes estão começando gradualmente na Austrália e na Nova Zelândia no final desta semana para aprender o que é mais valioso e esperamos trazer o Meta Verified para o resto do mundo em breve.”
O novo programa atenderá a todos eles e custará inicialmente US$ 11,99 por mês na web, ou US$ 14,99 por mês no iOS e Android, sendo que o último cobre as respectivas taxas das lojas de aplicativos.
Assim como o plano de verificação do Twitter, o valor do selo de verificação é que ele é alocado apenas para perfis considerados dignos de nota e, assim que alguém pode comprar um, o valor da chave é imediatamente cai. Vemos isso no Twitter agora, um monte de contas aleatórias agora têm selo de verificação pago, o que apenas os faz parecer desesperados por reconhecimento, em vez de serem perfis relevantes e dignos de atenção.
Por outro lado, muitas pessoas criticaram a forma como os selos de verificação foram dados no passado, e há um argumento a ser feito de que a confusão e a má interpretação sobre o que a verificação realmente significa.
Complementando o anúncio, Zuckerberg disse ainda que:
“Ofereceremos adesivos exclusivos no Facebook e Instagram Stories e Facebook Reels, além de 100 estrelas gratuitas por mês no Facebook para que você possa mostrar seu apoio a outros criadores.”
Será que essa cobrança irá funcionar? O Twitter teve problemas iniciais a respeito da implementação de contas “blue” com criação de perfis fake, por exemplo.
Outro grande problema ficará para aqueles profissionais já verificados, que buscam engajamento de maneira orgânica, a Meta diz que nada mudará, mas será que eles terão a entrega de seus conteúdos travados por não pagarem por um plano?