Senta que lá vem história, não é de hoje que estamos alertando para determinado tipo de conteúdo duvidoso na internet, dessa vez o FBI tomou a frente nos EUA para alertar as pessoas sobre ameaças de golpes on-line.
Nesse alerta o FBI chega a sugerir o uso de bloqueadores de anúncios, para tentar minimizar os riscos de golpes. Isso é péssimo para quem depende da receita de exibição desses anúncios, como nós criadores de conteúdo, por outro lado, sem o uso de um bloqueador, hora ou outra você pode acabar clicando onde não deve.
Na minha visão esse alerta deveria ser global e, aqui no Brasil, a polícia federal ou outro órgão de peso e importância deveria trazer esse assunto talvez até em horário nobre de TV aberta, para atingir o maior número de pessoas.
Fato é que, ver um órgão da relevância do FBI estimular os usuários a usar bloqueadores de anúncios, pode parecer terrível para as empresas de boa fé que querem somente vender seus produtos e serviços. Talvez eles estejam olhando para o problema de maneira errada.
O FBI nos EUA, a Polícia Federal aqui no Brasil e outros órgãos reguladores deveriam sim acionar os “vendedores de anúncios online”, como o Google, Microsoft, Facebook e outros hubs de distribuição de anúncios, para que os mesmos verificassem com ainda mais cuidado, (uma vez que essas empresas alegam que as verificações já são feitas), os anúncios antes de sua veiculação.
Porém tudo indica que essas grandes empresas só querem receber pelo anúncio veiculado e nada mais, não se importam nem um pouco com o que está sendo exibido para você, para mim, enfim, para todos os usuários conectados à internet.
Diariamente recebemos e-mails, mensagens, propagandas dentro do Facebook, feed do Instagram, nos stories, na própria busca do Google e Bing e até dentro de sites de grande relevância mas que não tem controle do que está sendo exibido durante a navegação dos usuários, dezenas de ofertas de produtos caros por condições especialíssimas e soluções mirabolantes para um problema específico.
Definitivamente todo o cuidado é pouco ao acessar um link desconhecido na internet. Mas e você, o que você usa para se proteger de links duvidosos, você simplesmente não clica, ignora, ou usa alguma ferramenta para bloquear a exibição de anúncios? Se você está usando bloqueadores, não esqueça de desligar seu bloqueador de anúncios quando for ler e ver as publicações e os vídeos do canal!