Hoje cedo, a Samsung anunciou sua própria solução para comunicação via satélite em smartphones. A empresa apresentou o modem de redes não terrestres (NTN) 5G para que os telefones possam se comunicar com satélites em locais onde não há conectividade de rede celular.
A empresa disse que pretende integrar esta tecnologia em seu próprio chip Exynos, que é usado em muitos smartphones Samsung – mas não no atual dispositivo principal, o Samsung Galaxy S23. A gigante tecnológica coreana descreve esta tecnologia como usando “satélites e outros veículos não terrestres” para fornecer conectividade em áreas remotas.
A mudança segue a Apple, que lançou a conectividade via satélite com o iPhone 14 e 14 Pro para conectividade fora da rede. A empresa disponibilizou essa tecnologia primeiro nos EUA e no Canadá, expandindo-a posteriormente para a França, Alemanha, Irlanda e Reino Unido. A Apple conta com a rede de satélites da Globalstar.
“Este marco se baseia em nosso rico legado em tecnologias de comunicação sem fio, após a introdução do primeiro modem 4G LTE comercial do setor em 2009 e do primeiro modem 5G do setor em 2018”, disse Min Goo Kim, vice-presidente de desenvolvimento de processadores de comunicação da Samsung Electronics. em um comunicado.
“A Samsung pretende assumir a liderança no avanço dos ecossistemas de comunicações híbridas terrestres-NTN em todo o mundo, em preparação para a chegada do 6G.”
A geração atual de tecnologia de comunicação por satélite promete mensagens de texto bidirecionais e chamadas para situações de emergência. Mas a Samsung afirma que as versões futuras de sua tecnologia também serão capazes de enviar fotos e vídeos.
No mês passado, na Consumer Electronics Show (CES), a Qualcomm anunciou uma parceria com a Iridium para levar a comunicação via satélite para telefones Android equipados com Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2.