A Asus, gigante do semento de PCs e componentes para computadores, trouxe ao mercado durante anos alguns smartphones que introduziram a marca neste mercado, sempre com um diferencial, smartphones com suas versões “selfie” dando prioridade para a melhor câmera frontal, smartphones em parceria com Intel e também depois com a Qualcomm com seus processadores Snapdragon, além de funcionalidades diferenciadas.
A linha Zenfone deu um salto no quesito inovação ao trazer ao mercado o Zenfone 6, seu primeiro dispositivo com o sistema de câmera flip, onde um mecanismo trazia todo o conjunto de câmera dupla, da parte de trás do smartphone para a frente.
Eu mesmo utilizei por muito tempo o Zenfone 6 e posso afirmar que ele tinha uma qualidade fotográfica e de vídeo absurda! E o melhor, qualquer um com um Zenfone 6 nas mãos poderia gravar qualquer tipo de conteúdo sozinho e em qualquer ângulo, uma vez que se podia monitorar tudo que estava sendo gravado na tela do celular.
Depois do Zenfone 7, que também trazia o sistema flip aprimorado, junto também com sensores ainda melhores, a Asus tomou a decisão de remover a entrada para fones de ouvido, com isso já se ouvia questionamentos a respeito do smartphone para o criador de conteúdo não ter mais uma conexão que era usada para conectar microfones com fio externos, para melhoria das gravações.
Neste momento já não tínhamos mais no mercado os smartphones de entrada e intermediários da marca, que optou por transitar no segmento de topos de linha com o Zenfone e também com seu smartphone gamer ROG Phone.
Com a chegada do Zenfone 8 Flip, veio também o Zenfone 8, o pequeno notável, mas já não havia mais o apelo do “criado para o criador de conteúdo” o celular com sistema de câmera flip seguia não trazendo a entrada para fones de ouvido, enquanto a versão pequena, sem o flip trazia o conector.
A Asus sempre caprichou em seus dispositivos, mas provavelmente por questões estratégicas, infelizmente assumiu um caminho que pode culminar no encerramento da linha Zenfone. Acompanhei de perto o lançamento de cada um dos modelos de smartphones lançados pela empresa, como criador de conteúdo recebia os produtos para teste.
Mas nesse ponto algo já havia mudado. Isso tudo começou com a mudança de equipe, redução de produtos disponíveis para teste e tudo mais. Não testei o Zenfone 7 e nem o Zenfone 8 Flip por esses motivos.
Consegui testar o Zenfone 8 e Zenfone 9 por um curto período e apesar de bons aparelhos em suas especificações, principalmente sua bateria, algumas especificações geraram certo descontentamento, provavelmente por termos sido mal acostumados com a qualidade absurda que a câmera flip nos proporcionava, então criar conteúdo com o Zenfone 8 e Zenfone 9 tornou-se mais do mesmo.
Alguns criadores de conteúdo amigos já estão com o Zenfone 10 nas mãos em teste (já solicitei uma unidade para teste) isso aponta para um lançamento iminente no Brasil. Contudo junto a presença do Zenfone 10 no Brasil, veio a notícia do outro lado do mundo.
O Asus Zenfone 10 já foi lançado nos mercados globais, mas este pode ser o último dispositivo da série Zenfone. Digo isso pois recentemente houveram vários relatórios que afirmam que a Asus está prestes a encerrar a série Zenfone, inclusive alguns desses relatos complementam que a equipe destinada a cuidar da linha Zenfone será dividida em outros departamentos, um desses a equipe ROG.
A Asus ainda não se pronunciou oficialmente a respeito dessa notícia, então fica a torcida para que isso não ocorra, na realidade a torcida seria para o retorno do sistema flip de câmeras e aquilo que anos atrás torcíamos para que ocorresse, tivéssemos dois ou três modelos, todos com sistema de câmera flip e trouxessem especificações diferentes, entregando o melhor do sistema flip para todos os bolsos. Mas parece que agora é tarde de mais para isso.
Será que veremos mais um fabricante de smartphones sumir do mercado tão escasso!?
Atualização: Em nota de imprensa, a ASUS negou oficialmente o boato de que o ZenFone 10 será o último modelo da série Zenfone. A série Zenfone continuará como antes.