A unidade de veículos autônomos da Amazon, Zoox, disse nesta segunda-feira que testou com sucesso seu veículo autônomo com funcionários como passageiros em uma via pública em um movimento para aproximá-lo ao serviço comercial para o público em geral.
O teste realizado dias atrás entre dois prédios da Zoox a uma milha de distância em sua sede em Foster City, Califórnia, fez parte do lançamento de um serviço de transporte gratuito para funcionários que também ajudará a empresa a refinar sua tecnologia.
“Colocar o veículo em (uma) via pública aberta e validar nossa abordagem para todos os diferentes requisitos, incluindo regulamentares, é um grande passo e não o teríamos feito a menos que internamente já estivéssemos olhando para a linha de visão para entrar no comércio”, disse o presidente-executivo Aicha Evans a repórteres em uma teleconferência.
Evans se recusou a fornecer um cronograma para o lançamento comercial, que precisará de autorizações adicionais do governo. O segmento de veículos automatizados da indústria não foi lançado tão rápido quanto inicialmente esperado, pois a tecnologia provou ser difícil de dominar.
A Ford e a Volkswagen anunciaram no outono passado que fechariam sua unidade de direção autônoma Argo AI e se concentrariam na tecnologia de assistência ao motorista que forneceu retornos mais imediatos. As empresas que ainda buscam o desenvolvimento dessa tecnologia incluem a unidade Cruise da General Motors e a Waymo da Alphabet.
O veículo autônomo da Zoox – construído como um veículo totalmente autônomo a partir do zero, em vez de adaptar os carros existentes para direção autônoma – vem sem volante ou pedais e tem espaço para quatro passageiros, com dois de frente um para o outro.
A varejista online Amazon, que vem se expandindo agressivamente para a tecnologia de direção autônoma, comprou a Zoox por US$ 1,3 bilhão em 2020.
Mas os rápidos aumentos das taxas de juros e a fraca demanda do consumidor provocaram temores de uma recessão global, forçando muitas empresas, incluindo montadoras e gigantes da tecnologia, a reduzir sua força de trabalho e reduzir custos.
O chefe de tecnologia da Zoox, Jesse Levinson, disse que a empresa tem sido prudente em relação ao seu crescimento, mas ainda está no caminho de atingir 2.500 funcionários este ano, contra pouco menos de 2.000 funcionários no início do ano.